Multiplus-Cyber-Security -e-a-indústria

Cyber Security e a Indústria

A Indústria desempenha um papel fundamental na manutenção do funcionamento da sociedade. Na era da transformação digital, a Cyber Security tornou-se um elemento crucial para garantir a continuidade operacional e isso também se aplica aos setores industriais.

Diante disso, muito tem se discutido sobre as ameaças cibernéticas sofridas por esse nicho, que estão cada vez mais sofisticadas e prejudiciais.

Um dos motivos dessa exposição a ataques é a crescente conectividade dos sistemas. A adoção de tecnologias avançadas, como a  IIOT (Industrial Internet Of Things) e a automação, tem aumentado a eficiência e a produtividade, mas também tem exposto as redes industriais a vulnerabilidades.

Os ataques cibernéticos direcionados a esses setores podem resultar em danos significativos, interrupção das operações, impactos ambientais e até mesmo riscos à segurança pública.

Aqui estão alguns dos principais ataques direcionados a indústria ao longo dos últimos anos:

  • Triton

Também conhecido como Trisis, esse ataque ocorreu em 2017 e teve como alvo um sistema de segurança crítico chamado Triconex, usado em instalações industriais, como plantas de petróleo e gás. O malware Triton foi projetado para manipular sistemas de segurança, potencialmente permitindo que invasores desativem ou causem danos a processos industriais. 

  • NotPetya

O  NotPetya, que ocorreu em 2017, teve um impacto significativo em empresas industriais ao redor do mundo. Esse Ransomware se espalhou rapidamente e causou grandes interrupções em empresas de energia, transporte e fabricação, resultando em danos financeiros substanciais.

  • Dragonfly/Energetic Bear

Dragonfly, também conhecido como Energetic Bear, é um grupo de hackers atribuído a ataques cibernéticos direcionados a setores industriais, principalmente empresas de energia. Esse grupo tem como objetivo obter acesso a sistemas de controle industrial e infraestrutura crítica, visando potencialmente interromper operações ou obter informações sensíveis.

Esses são apenas alguns exemplos dos ataques cibernéticos direcionados à indústria.

Novas ameaças e técnicas de ataque continuam a surgir e somente boas práticas de Cyber Security podem proteger a infraestrutura crítica e garantir a continuidade operacional e a segurança das atividades.

A melhor forma de adotar boas práticas, é trabalhando com quem entende de mitigar riscos e atua eliminando fragilidades a mais de 30 anos , para isso, você pode contar com a Multiplus!